» Ciências Biológicas

Coordenador(a)

Dr. Ronny Francisco de Souza

Turno: Noite

Duração: 8 Semestres (4anos)

Consulte o valor de investimento.

Sobre o Curso

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Infraestrutura

Uma impecável estrutura está disponível à comunidade acadêmica. Cada curso dispõe de laboratórios específicos para seu aprendizado. O UNEC disponibiliza, também, o Sistema de Biblioteca Digital, com um vasto e rico acervo para acadêmicos e comunidade, espaço cultural, ginásio, auditórios, complexo desportivo e restaurante.

Área de Atuação

  • Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade.
  • Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e seu funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem.
  • Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e do manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.
  • Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referências ético-legais.
  • Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional.
  • Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.
  • Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação– Pautar-se por princípios de ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade.
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc., que se fundem, inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência.
  • Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento.
  • Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental.
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e as políticas públicas referentes à área.
  • Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias.
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
  • Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e a execução de processos e técnicas, visando ao desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos.
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente.
  • Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em continua transformação.
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade.
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo.
  • Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas que permitam a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.