» Engenharia Ambiental e Sanitária

Coordenador(a)

Bruno Augusto de Rezende

Consulte o valor de investimento.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Caratinga – UNEC -, tendo a visão de educar para a cidadania e a participação plena para a sociedade, forma profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos,com capacidade de intervenção na pluralidade das demandas societárias e comunitárias, com comprometimento sócio-político e cultural, ou seja, profissionais engenheiros ambientais, participativos , críticos e compromissados, com conhecimentos gerais nas áreas de engenharia e meio ambiente, além de conhecimentos específicos no campo de Engenharia, informação científica plena e constante e com capacidade operacional para lidar com a complexidade das relações transdisciplinares, buscando ações multi e interdisciplinares para cuidar integralmente do ser humano e do desenvolvimento sustentável. O curso proporciona o desenvolvimento de projetos visando a beneficiar a sociedade e o ambiente e habilitando os alunos a identificar os parâmetros de qualidade ambiental do meio físico (ar, água e solo). Os graduados ficam aptos a conceber e desenvolver ações de diagnóstico e caracterização do meio ambiente, monitoramento e controle da qualidade ambiental, de recuperação do ambiente, com propósitos de preservar a qualidade ambiental, através de metodologias de gerenciamento e planejamento ambiental, de conhecimento adquiridos ao longo do curso, aplicando a legislação ambiental disponível nos seus diversos níveis.

Infraestrutura

Uma impecável estrutura está disponível à comunidade acadêmica. Cada curso dispõe de laboratórios específicos para seu aprendizado. O UNEC disponibiliza, também, o Sistema de Biblioteca Digital, com um vasto e rico acervo para acadêmicos e comunidade, espaço cultural, ginásio, auditórios, complexo desportivo e restaurante.

Área de Atuação

A formação do Engenheiro Ambiental pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia.
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
  • Avaliar, criticamente, a operação e a manutenção de sistemas.
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
  • Atuar em equipes multidisciplinares, compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional.
  •  Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
  •  Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia e assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.