» Letras: Português/Inglês

Coordenador(a)

MSc. Cláudia Cardoso da Cruz Gomes

Turno: Noite

Duração: 6 semestres (3 anos)

Consulte o valor de investimento.

Sobre o Curso

O objetivo do curso de Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de formar crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se nesse processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Infraestrutura

Uma impecável estrutura está disponível à comunidade acadêmica. Cada curso dispõe de laboratórios específicos para seu aprendizado. A UNEC também disponibiliza o Sistema de Biblioteca Digital, com um vasto e rico acervo para acadêmicos e comunidade, espaço cultural, ginásio, auditórios, complexo desportivo e restaurante.

Área de Atuação

  • Ver criticamente as perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Ter preparo profissional atualizado, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • Perceber os diferentes contextos interculturais;
  • Utilizar os recursos da informática;
  • Dominar os conteúdos básicos que são objetos dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Dominar os métodos e as técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.