» Nutrição

Coordenador(a)

MSc. Brunela Demoner Rossoni Laignier

Turno: Noite

Duração: 8 Semestres (4anos)

Sobre o Curso

As rápidas transformações nos modos e hábitos de consumo alimentar combinada com a crescente prevalência de distúrbios relacionados com a má alimentação – a exemplo de obesidade, anemia e diabetes -, constituem desafios e campo de atuação do profissional nutricionista. O foco preferencial da formação do nutricionista do Curso de Bacharelado em Nutrição da UNEC é a Atenção Básica de Saúde em conformidade com a filosofia do Sistema Único de Saúde , sem contudo negligenciar a formação generalista do nutricionista para fazer frente à diversidade de oportunidades e desafios sociais e de mercado através da atuação na área de alimentação coletiva, em restaurantes industriais e comerciais, hospitais, hotéis, na área de nutrição clínica, em hospitais e clínicas, ambulatórios e consultórios médicos e na área de saúde coletiva, em programas institucionais, com atenção primária em saúde e vigilância sanitária.

Infraestrutura

Uma impecável estrutura está disponível à comunidade acadêmica. Cada curso dispõe de laboratórios específicos para seu aprendizado. O UNEC disponibiliza, também, o Sistema de Biblioteca Digital, com um vasto e rico acervo para acadêmicos e comunidade, espaço cultural, ginásio, auditórios, complexo desportivo e restaurante.

Área de Atuação

Planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolvam o seu principal objeto de trabalho: a alimentação e nutrição do homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança alimentar, contribuindo para a promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade, considerando-se os princípios e fundamentos do Sistema Único de Saúde.

Competências do Profissional

  • Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
  • Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;
  • Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
  •  Considerar a relação custo-benefício nas decisões dos procedimentos na saúde;
  • Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.
  • Promover a formação do nutricionista numa perspectiva generalista, humanista e crítica, capacitando-o a atuar em todas as áreas do conhecimento onde a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais, notadamente nas dimensões de promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde/nutrição; contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão da realidade sócio-econômica, política e cultural.
  • Respeitar o código de ética, os valores políticos e os atos normativos da profissão;