» Pedagogia

Coordenador(a)

Esp. Eci Fernandes Soares Ricardo

Turno: Noite

Duração: 8 Semestres (4anos)

Consulte o valor de investimento.

Sobre o Curso

O graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC compreende a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, onde constrói relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Infraestrutura

Uma impecável estrutura está disponível à comunidade acadêmica. Cada curso dispõe de laboratórios específicos para seu aprendizado. O UNEC disponibiliza, também, o Sistema de Biblioteca Digital, com um vasto e rico acervo para acadêmicos e comunidade, espaço cultural, ginásio, auditórios, complexo desportivo e restaurante.

Área de Atuação

  • Atuar com ética e compromisso, com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuida,r educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daquelas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas sócioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vista a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho de equipe, estabelecendo diálogo entre a área educaional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros, sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que esses desenvolvem suas experiências não-escolares sobre processos de ensinar e de aprender em diferentes meios ambiental-ecológico, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimento pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.