Esta obra vem fortalecer conhecimentos sobre o fantástico campo do desenvolvimento humano, relacionado com a sociedade. Psicologia, Saúde e Sociedade: Interfaces e Reflexões, é um tripé que envolve a linguagem corporal, a comunicação, a visão de como os adolescentes, principalmente do sexo feminino, constroem sua autoimagem, seu olhar para seu próprio corpo, cobranças, regras, além de alterações como os distúrbios alimentares, tão comuns nessa fase.
A ideia de organizar esta obra surgiu da proposição apresentada, no primeiro módulo da disciplina, para que os alunos preparassem textos relativos ao Marketing, cujos temas seriam livres e apresentados para avaliação no segundo módulo. Concluídas as redações, as apresentações e as avaliações dos trabalhos, como escritor e incentivador da leitura e da escrita, não poderia perder a oportunidade de preparar e oferecer este material à comunidade, aproveitando para fazer o link desta edição a um dos muitos diferenciais competitivos das organizações nestes tempos hodiernos, conforme visto dentro da disciplina “Marketing Estratégico”, qual seja, a Responsabilidade Social. Assim, ao disponibilizarem esta edição ao mercado, seus autores aprovaram a doação de toda a renda auferida com a venda dos exemplares para a Cantina Rainha da Paz, mantida pela Casa de Maria Rainha da Paz, uma entidade que realiza relevantes atividades sociais em Caratinga, voltadas de maneira especial às crianças e adolescentes. Os autores se esmeraram na preparação dos textos, fazendo com que a obra contribuísse, de fato, para a socialização do conhecimento de uma área extremamente importante para as pessoas, para o mercado e para as organizações.
Caro leitor, Apresentamos-lhe o segundo volume da obra “Obreiros do Conhecimento – Literatura Maçônica da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Obreiros de Caratinga”, do Oriente de Caratinga- Minas Gerais. Quando apresentamos, em loja, o projeto propondo dar continuidade à publicação da obra, devidamente aprovado pela atual diretoria, o mesmo recebeu a imediata aquiescência dos irmãos do quadro e de irmãos de outras lojas do nosso oriente, fazendo com que este volume chegasse às suas mãos, neste momento, com o total de trinta e quatro textos, preparados com carinho e esmero por cada um de seus autores. Ao disponibilizar para a comunidade mais este volume, a Loja Maçônica Obreiros de Caratinga se sedimenta, de maneira inconteste, como parceira da criação e da socialização do conhecimento; fortalece a cultura e o hábito da leitura; ajuda a abrir portas e a construir e reconstruir histórias; incentiva o surgimento de novos e bons autores, responsáveis por textos leves, aprazíveis, de leitura fácil e agradável. Não temos dúvida alguma de que este volume representa um aprimoramento da obra iniciada com o lançamento do primeiro volume, aprimoramento que é fruto do amadurecimento, natural, de cada um dos escritores, corroborando a afirmativa de que, “escrever é como tirar água de mina: quanto mais se tira, mais se tem para tirar”. Aproveite, caro leitor, todo o conhecimento oferecido nestas páginas e seja, você também, um agente transformador desta, ainda, incômoda realidade brasileira, onde cinquenta por cento de sua população enquadra-se como “não leitora”, sem acesso ao mundo fantástico da leitura, principal veículo condutor a uma vida mais digna, livre e de bons costumes. A leitura estimula a criatividade, aumenta a bagagem cultural do leitor, mantém a mente alerta, desperta emoções, enobrece a alma, liberta o espírito das amarras da ignorância e da obscuridade! Compre livros. Incentive a leitura. Presenteie com livros! Boa leitura!
Prefaciar o livro Radiografias do Cotidiano – Contos, Crônicas e Artigos – Volume 6, da autoria do Dr. Eugênio Maria Gomes, me engrandece, pois a sua obra literária é escrita em grande estilo, onde ele se destaca pelas suas crônicas, artigos e contos, em nossa cidade, no Estado e no País. Acompanho bem de perto o seu interesse pela literatura, incentivando e convocando todos à boa leitura e convida o leitor a escrever em parceira em seus livros. Pensemos hoje nesse Brasil como próximo, e essa é a meta do escritor no livro Radiografias do Cotidiano – Contos, Crônicas e Artigos – volume 6, para transformá-lo no país dos sonhos. A sua sensibilidade, docilidade, amabilidade ao expor o que escreve, chama atenção dos leitores para os problemas socais, políticos, culturais e religiosos, de forma clara e objetiva, muitas vezes lutando para a construção de um mundo melhor, onde alerta, critica e admoesta os que o acompanham de modo agradável e amigo. Destaca a “Educação” como fator primordial na certeza de que toda mudança é possível para o desenvolvimento do país, onde conclama os jovens brasileiros a despertar o amor pelo estudo e concluir o ensino superior, mas fazê-lo de modo consciente, com o compromisso de forma responsável para ser o profissional de destaque e demonstrar na sua formação, capacitação e conhecimentos adquiridos. É pela educação que o Brasil vai realizar os seus sonhos. Exalta a leitura com dados em “Afinal, o Brasileiro lê ou não? O autor mostra que a leitura nos leva ao aprimoramento do conhecimento, abrindo portas para novas oportunidades, novas perspectivas de vida, quando ele insiste e incentiva todos a escreverem, valorizando o livro, a leitura e a escrita. O texto “João: Negro e Cidadão!” demonstra o resultado de uma sociedade preconceituosa, despreparada, racista, desumana, imatura, injusta que julga as pessoas pela cor da pele, desconhecendo os valores do ser humano, faltando com o respeito ao cidadão. Participam do livro Radiografias do Cotidiano – Contos, Crônicas e Artigos – volume: 6, Marcos Alves Barbosa Neto, Raquel Borsari e José Aylton de Mattos. – Marcos Alves Barbosa Neto, jovem advogado e brilhante profissional, relata em seu texto o amor paternal, dando exemplo a seus filhos de como se vive a vida através do amor, porque Marcos é o filho por excelência. Textos interessantes revelam o seu bom humor.
Revista de Ciências número 4 volume 1 de 2013 Toda e qualquer unidade de ensino superior que se preza e es¬teja em sintonia com o desenvolvimento e atenta às suas obrigações, isto é, que se dedica ao preparo dos educandos para o enfrentamento da vida, a fim de torná-la melhor, não pode descuidar da preparação eficiente de seus educandos, futuros profissionais que serão entregues ao mercado de trabalho. Em função disso, o UNEC – Centro Universitário de Caratinga¬-MG, definiu como prioridade, a realização anual de um Encontro de Iniciação Científica-ENIC, com a finalidade de criar e estimular, no âmbito universitário, a prática da pesquisa envolvendo os seus profes¬sores e seus discentes. “A pesquisa, como um processo de investigação orientado por um método, tem como objetivo levantar, explorar e analisar dados para a criação, formalização e/ou renovação de áreas de conhecimento”. Através da iniciação científica, é possível realizar mudanças sobre o modo de pensar e agir e, ao mesmo tempo, disponibilizar para a socie¬dade construções teóricas e produtos que possam beneficiá-la. Com o intuito de incentivar os acadêmicos quanto a produção científica, o UNEC decidiu premiar os melhores trabalhos, escolhidos entre aqueles alunos-pesquisadores, que apresentaram seus resumos e banners, durante a terceira edição do ENIC, em 2013, reunindo-os nesta publicação, para que outros acadêmicos e interessados possam apreciá-los sentindo-se estimulados a produzirem e apresentarem os seus trabalhos em outras edições do ENIC. Aos acadêmicos selecionados e aos seus orientadores, cujos trabalhos constam deste número da REVISTA DE CIÊNCIAS do UNEC cumprimentamos, pedindo a todos que não esmoreçam. Todo e qual¬quer país, para crescer, necessita de cérebros produtivos e de gran¬des projetos no campo científico. O Brasil também precisa contar com novos e atuantes pesquisadores.
A presente edição da Revista de Ciências oferece um conteú¬do multidisciplinar e com grande maturidade científica. A contribuição dos professores e pesquisadores é fundamental para que o conteúdo divulgado seja cada dia melhor e de maior qualidade científico, pe¬dagógico, intelectual e cultural. Essa contribuição vem de encontro à missão do UNEC. Sabendo da qualidade dos manuscritos divulgados, temos a intenção de tornar a revista indexada e também divulgar o conteúdo no portal do UNEC. Nesse sentido, o alcance das informações será irrestrito, levando a maior visibilidade de seu conteúdo. Por isso, cada vez mais contamos com a colaboração dos nossos colegas, que não medirão esforços em ajudar a atingir esta meta. O primeiro artigo avalia o uso de drogas por adolescentes que frequentam duas escolas públicas em Caratinga. Trata-se de um tema de suma importância e atual. Esse mesmo tema permeia outros dois artigos. Vale ressaltar que esses artigos foram reforçados por uma análise estatística consolidada, também muito apreciada por revistas indexadas. Outro tema relevante abordado por este periódico é a terceira idade. Estima-se que em meados de 2025, o Brasil tornar-se-á a sexta posição mundial em número absoluto de idosos e a primeira posição na América Latina. Essas estimativas mostram o quanto o assunto é pertinente. A revista conta ainda com dois artigos de revisões sistemáticas. Um artigo está relacionado às causas fisiopatológicas da pré-eclâmp¬sia, bem como o seu tratamento; e o outro manuscrito sobre o papel dos neurônios do Núcleo da Rafe Obscuro. Neste último artigo, temos a participação de professores pesquisadores da Universidade Federal do Espirito Santo. Este intercâmbio dos saberes também é muito bem¬-vindo e apreciado.
A presente edição da Revista de Ciências apresenta o resultado dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos discentes e do¬centes do Centro Universitário de Caratinga – UNEC. O trabalho interdisciplinar permite uma integração entre a teoria e prática vivenciada em sala de aula, de modo que os manuscritos são resultados de pesquisas e trabalhos realizados em escolas, hospitais, unidades de saúde, e também no Centro de Assistência à Saúde – CASU, mantido pela Fundação Educacional de Caratinga. Esse en-volvimento favorece o desenvolvimento do saber técnico-científico do discente, além de divulgar a produção científica da Instituição. Vale ressaltar que o trabalho interdisciplinar é desenvolvido se-mestralmente o que colabora para ampliar o conhecimento, instigar outras pesquisas e compartilhar experiências entre os seus pares. Epi¬demiologia dos Serviços de Saúde; Saúde e Nutrição da Criança e do Adolescente; Saúde Ocupacional e Ambiente são alguns dos temas abordados nesta edição. Boa leitura!
Este livro nasceu da necessidade detectada por professores de cursos de graduação na área de saúde e afins que, buscando trabalhar o tema com a amplitude e multidisciplinaridade que exige, sentiram a falta de um volume que congregasse aspectos diversos. Nessa busca, cerca de 50 estudiosos “arregaçaram as mangas” e se propuseram a montar esta obra. O objetivo e responsabilidade desses pesquisadores, à maneira de um precioso objeto que é colocado sob uma poderosa lente de aumento, se ampliaram assustadoramente a partir do momento em que este livro, como acontece com a maioria dos trabalhos desta monta, ganha vida própria e passa a interessar a um grupo de pessoas fora da academia preocupadas em conhecer melhor a intricada teia do conhecimento médico, que é a relação saúde-doença. Desse modo, além de servir de fonte de pesquisa para os cursos de saúde e afins, passa a ser requisitado por boa parte da comunidade zelosa por sua saúde e ansiosa por compreender os problemas a ela relacionados a partir de profissionais com formação específica. Certos de que este compósito será o volume que faltava para enriquecer a prateleira de todos aqueles que realmente se debruçam sobre a saúde e as mazelas humanas, seus autores, por meio do Centro Universitário de Caratinga, se orgulham em poder, mais uma vez, contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em um país que ainda exige tanto por fazer neste área.
Este livro nos ensina tudo sobre a história e os princípios da Equoterapia e traz uma importante contribuição para o aprofundamento da discussão sobre a sua utilização. Para leigos, elucida questões elementares. Para especialistas, suscita o bom debate. Para os amantes do cavalo, e do Mangalarga Marchador, é motivo de orgulho e reforça a convicção num certo poder divino deste magnífico produto da natureza.
Este livro foi produzido com a participação marcante de um grupo diversificado de profissionais de vários centros de equoterapia do Brasil, em prol da divulgação da equoterapia e sua eficácia fornecendo um manancial de conhecimentos e troca de experiências. A equoterapia é uma abordagem desafiadora com múltiplas interfaces, contribuindo no processo de auto-avaliação e descoberta de potencialidades do indivíduo. O livro destina-se aos profissionais da saúde, educação, pesquisadores, acadêmicos, associações de pessoas com deficiências e seus familiares.
Esta obra apresenta o resultado de experiências de alunos dos cursos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), de Caratinga (MG), que se iniciaram no meio científico, a partir de atividades desenvolvidas na unidade de ensino de metodologia científica. O desenvolvimento de habilidades necessárias à pesquisa perpassa por caminhos que vão desde o domínio das técnicas e dos procedimentos de elaboração e apresentação dos tratados, estudos e pesquisas até a realização de descobertas de quaisquer dimensões e de contribuições para a melhoria da qualidade de vida para a humanidade.